-
Arquitetos: Michael Laird Architects
- Área: 2521 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:David Cadzow / Cadzow Pelosi, John Paul
-
Fabricantes: Andy Thornton, AutoDesk, Creation Flooring, Eurobond, Euroclad, Gray & Dick, IG Masonry Support, KEIM, Robel, Stucco & Stucco, Trimble, Vande Moortel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o aparecimento do gin Hendrick's há 20 anos, o seu particular espírito tem sido líder no mercado do gin. Hendrick’s é reconhecida pela sua imagem inspirada no estilo Vitoriano e o sabor único a rosa e pepino, no entanto faltava-lhe, até recentemente, uma casa digna do seu compromisso intransigente com a qualidade e a distintiva imagem de marca. Michael Laird Architects, juntamente com a sua equipa de design, foram destacados para projetar uma destilaria específica para William Grant & Sons. A principal função do edifício seria servir como a nova base icônica do excêntrico Gin Hendrick's.
Arquitetonicamente, o projeto é um afastamento significativo de tudo o que os destiladores realizaram anteriormente e foi projetado em conjunto com sua equipe de branding para garantir que o edifício sintetize a excentricidade peculiar do gin. O novo edifício situa-se apenas a poucos passos da destilaria anterior, localizada na costa sudoeste da Escócia. A nova destilaria duplica assim a sua capacidade de produção atual e foi projetada de forma a permitir uma futura expansão. A destilaria é formada por quatro elementos-chave: um jardim murado inspirado em estilo vitoriano, que envolve três estufas, um corpo principal central que contempla um bar, um espaço de laboratório e um auditório, três alambiques individuais e um pátio de serviço externo com instalações de apoio ao processo de destilação.
A estufa principal é formada por arcos em tijolo negro e um telhado de vidro curvo inspirado em estilo vitoriano, com elaborados detalhes em aço e está situado centralmente dentro do jardim murado. É ladeado por duas estufas de cada lado, que abrigam uma variedade de plantas exóticas. Uma das estufas contém a flora nativa de um ambiente mediterrâneo, como limões e laranjas, e a outra possui um ambiente tropical. Juntas, elas funcionam como um espaço de estudo onde o chefe Botânico e criador de Hendrick's pode cultivar e experimentar novas expressões.
Os alambiques de cobre originais ocupam o palco central no projeto, localizados no centro da destilaria cuja paleta de cores escuras permite que os alambiques de cobre brilhantes se destaquem no seu ambiente. Tudo isto é reforçado pela abertura zenital de vidro colorido, que fica bem acima do alambique com 9 metros de altura, banhando-o com luz. A Destilaria Hendrick's baseia-se em camadas de requintados detalhes, uma justaposição de antigo e novo, senso de ambição e inovação inspirados na era vitoriana.
O principal objetivo do projeto era capturar a essência da elaborada imagem de marca dentro da arquitetura e criar um edifício que fosse a personificação física do gin. Isso foi alcançado através da atenção aos detalhes, uma paleta de materiais e texturas simples, porém rica, profundidade de conceito e uma abordagem inovadora ao design colaborativo. O Palácio do Gin serve como uma plataforma para permitir que Hendrick's doutrine seus embaixadores e abra as suas mentes para o maravilhoso mundo da marca. Também lhes permite educar e inspirar barmen sobre o espírito único, mas, mais importante, dá a Hendrick's um lar adequado ao seu excêntrico gin.